A quantidade de luz no quarto influencia diretamente na produção da melatonina, o hormônio do sono. Assim, dormir em um lugar totalmente escuro e livre de ruídos é fundamental para uma noite de qualidade.
Ainda na Idade da Pedra, os seres humanos eram expostos somente a dois tipos de luz natural: do sol, durante o dia, e da lua e das estrelas, no período da noite. Este padrão é o que configurava o nosso relógio biológico.
Hoje, temos à nossa volta uma infinidade de fontes de iluminação nada saudável para o sono, como laptops, tablets, televisões e smartphones entre outros. De acordo com especialistas, a luz branca destes aparelhos diminui a produção de melatonina e deixa o corpo em estado de alerta por mais tempo que o normal, ocasionando noites agitadas, mal dormidas e com interrupções do sono.
O recomendado é não ter aparelhos eletrônicos no quarto ou desligá-los pelo menos duas horas antes de deitar. Para manter uma iluminação do quarto adequada, escolha luminárias ou abajures com luzes amareladas, e as posicione próximo à cama para facilitar atividades que descansem o cérebro, como a leitura.
Outra solução é instalar um sistema inteligente de iluminação. Esse recurso permite regular a intensidade da lâmpada, preparando aos poucos o cérebro para uma noite de descanso profundo.
Seguindo estas recomendações suas noites de sono serão muito mais confortáveis e relaxantes.
Fonte: https://www.bedtime.com.br/blog/o-quarto-ideal/iluminacao-do-quarto-e-o-sono/